A manhã desta segunda-feira (18) foi de tensão na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Policiais militares do 17º BPM (Ilha do Governador), com apoio do 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier), realizaram uma operação na Comunidade do Dendê para coibir a atuação do tráfico de drogas e retirar barricadas que impedem a circulação de moradores.
A ação resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de quatro fuzis, três granadas, quatro rádios transmissores, coletes balísticos, munições e entorpecentes.
Em represália, criminosos sequestraram 12 ônibus para usar em barricadas. Um coletivo e caçambas de lixo foram incendiados. Seis suspeitos foram detidos para prestar depoimento, entre eles, dois adolescentes. O grupo carregava pedras, segundo a PM.
O porta-voz da entidade, Paulo Valente, ressaltou a gravidade da situação e cobrou medidas urgentes das autoridades de segurança para garantir o direito de ir e vir da população carioca. Só em 2025, já são 99 coletivos sequestrados e três incendiados na cidade do Rio de Janeiro.
Ao todo, foram removidas 38 barricadas, com 14 vias desobstruídas e cerca de 14 toneladas de materiais retirados.
A ocorrência foi registrada na 37ª DP.
