Comunidade Católica Gerando Vidas

Rio entra em Alerta Vermelho por causa do forte calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou na manhã desta sexta-feira o alerta de “Perigo” que havia emitido para a onda de calor, que atinge Rio de Janeiro, São Paulo e outros seis estados no Sudeste, Centro-Oeste e Sul, para “Grande Perigo”. O período de atuação do fenômeno, que se encerrava hoje, foi estendido para até às 18h do dia 29. Segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar 5°C acima da média, e a situação representa risco à saúde.

O alerta teve início no dia 23 de dezembro e segue com validade até às 18h do dia 29, atingindo um total de 1.284 municípios. Veja abaixo a área do alerta do Inmet:

A região mais atingida pela onda de calor é o Sudeste, que tem dois estados inseridos inteiramente dentro da área do alerta do Inmet, Rio de Janeiro e São Paulo. Os índices de umidade relativa do ar devem variar na região entre 30% e 45% na região, caracterizando um período seco. O alerta do Inmet abarca também o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do norte do Paraná. Porções de Goiás e Mato Grosso do Sul também são atingidas pela onda de calor.

Além do alerta laranja, há ainda um alerta amarelo, que indica “Perigo Potencial”, estendendo-se do litoral do Espírito Santo até a porção central de Goiás, incluindo Goiânia. Belo Horizonte também está dentro da área desse alerta. Os riscos à saúde, segundo o Inmet, são leves. O alerta começa a valer a partir desta sexta-feira e vai até o dia 29.

Compartilhe:

Últimas notícias