Comunidade Católica Gerando Vidas

Desligou no feriadão? Veja o que rolou e comece a semana bem-informado

Mundo assistiu à escalada de conflito no Oriente Médio e, na Indonésia, brasileira ficou presa em local de difícil acesso: veja o que você precisa saber para retomar a rotina bem informado.

“Foi um grande sucesso”, diz Trump sobre ataque dos EUA às instalações nucleares do Irã

Nos últimos dias, o mundo assistiu a uma escalada dramática do conflito no Oriente Médio e, na Indonésia, uma brasileira ficou presa em um local de difícil acesso ao cair durante a trilha em um vulcão.

No Brasil, nos despedimos de um ícone da televisão e uma queda de balão deixou oito mortos em Santa Catarina.

Tudo isso aconteceu no feriadão de Corpus Christi!

Conflito no Oriente Médio

Os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares do Irã — Fordow, Natanz e Isfahan — neste sábado (21), em uma operação coordenada com Israel. O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que as instalações foram “completamente destruídas” em uma operação de alta precisão.

A ação utilizou aeronaves e mísseis, incluindo bombas de penetração maciça para alvos subterrâneos, como Fordow.

O Pentágono revelou que a operação envolveu uma “pegadinha” com bombardeiros como isca para distrair as defesas iranianas, garantindo o elemento surpresa. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump, afirmando que o ataque “mudará a história”.

🗣️ Reações e consequências:

  • Irã: O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou neste domingo (22) que os EUA “cruzaram uma linha vermelha muito grande” e que os ataques representam uma “grave violação da Carta da ONU e do direito internacional”. O Parlamento do Irã aprovou o bloqueio do estratégico Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 30% do petróleo global, embora a medida ainda precise de aprovação final do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do aiatolá Khamenei.
  • Comunidade Internacional: O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que a entrada dos EUA na guerra é uma “escalada perigosa” com “consequências catastróficas” para civis, a região e o mundo, defendendo que “não há solução militar” e que “o único caminho a seguir é a diplomacia”.

 

Queda de balão

Balão pega fogo durante passeio e cai em Praia Grande (SC)

Um balão de ar quente com 21 pessoas a bordo despencou em Praia Grande, Santa Catarina, na manhã de sábado, após pegar fogo (o vídeo acima mostra o momento da queda).

O acidente deixou oito mortos. Quatro das vítimas morreram carbonizadas no cesto e outras quatro morreram na queda, que ocorreu de uma altura de cerca de 45 metros. O voo, operado pela empresa Sobrevoar, seria feito em 45 minutos, mas durou apenas quatro. A empresa suspendeu as atividades e afirmou que o piloto tentou salvar todos a bordo. Treze pessoas sobreviveram.

🔎 Investigação: Segundo informações preliminares da Polícia Civil, as chamas no balão começaram por causa de um maçarico que estava no cesto. O equipamento é usado para iniciar a chama nos balões.

 

Brasileira em vulcão

Jovem Juliana Marins, 26 anos, caiu em trilha na Indonésia — Foto: Redes sociais

A brasileira Juliana Marins, de 26 anos, caiu durante uma trilha no vulcão Rinjani, uma das atrações turísticas mais conhecidas da Indonésia. A queda ocorreu na madrugada de sábado, no horário local — sexta-feira (20) no Brasil. Ela teria escorregado e caído cerca de 300 metros abaixo da trilha original.

Juliana foi localizada por turistas com um drone, mas as equipes de resgate ainda não conseguiram alcançá-la. O resgate foi suspenso neste domingo (22), devido a “condições climáticas adversas”, incluindo forte neblina e ventos intensos.

família desmentiu informações de autoridades indonésias e da Embaixada do Brasil de que ela teria recebido água, comida e agasalho. O pai de Juliana criticou a falta de apoio do governo brasileiro. Segundo a irmã de Juliana, o guia do grupo a deixou para trás antes da queda na trilha.

Adeus a Francisco Cuoco

O ator Francisco Cuoco morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (19), em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada. Ele deixou três filhos.

Com mais de 60 anos de carreira, Cuoco teve papeis no teatro e no cinema, mas foi na televisão que se tornou um dos rostos mais conhecidos do Brasil.

📺 Personagens inesquecíveis: Cuoco viveu protagonistas escritos pela autora Janete Clair especialmente para ele, como o ambicioso Cristiano Vilhena de “Selva de Pedra” (1972), o carismático taxista Carlão em “Pecado Capital” (1975) e o vidente Herculano Quintanilha de “O Astro” (1977).

Francisco Cuoco em ‘Selva de pedra’, novela de 1972 — Foto: Acervo/Globo

 

Outras notícias…

🍀Uma aposta de Matozinhos, Minas Gerais, acertou as seis dezenas do concurso 2.878 da Mega-Sena, realizado na noite de sábado. Ela levou sozinha R$ 127.048.366,05.

❄️ Uma massa de ar polar vai causar as menores temperaturas do ano no país nesta primeira semana do inverno. São Paulo deve ter mínima de 4ºC.

📄O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender novamente o homem que quebrou um relógio de Dom João VI no ato golpista de 8 de janeiro de 2023. Ele tinha sido solto na terça (17), sem tornozeleira eletrônica, por decisão de um juiz de Uberlândia (MG).

…e mais imagens que marcaram o feriado

  • Um exemplar da nave Starship, da SpaceX, explodiu na noite de quarta (18) em um teste na base da empresa no Texas, no Estados Unidos. O experimento era parte da preparação para o voo que a empresa planeja realizar em 29 ou 30 de junho.
Starship 36, nave da SpaceX, explode durante teste nos EUA
  • Um menino de 2 anos ficou com uma panela de pressão presa à cabeça por mais de uma hora na noite de terça (17), em Campos Altos, no Alto Paranaíba. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu remover o objeto sem ferimentos.
Bombeiros levaram cerca de 1 hora para retirar a panela de pressão da criança — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/23/voltou-do-feriadao-fique-por-dentro-das-noticias-ataque-dos-eua-ao-ira-tragedia-com-balao-em-sc-e-mais.ghtml

 

Compartilhe:

Últimas notícias