Comunidade Católica Gerando Vidas

Copa do Mundo de Clubes: veja do que cada time precisa para se classificar

Rodada final da Copa começa com brasileiros líderes e gigantes ameaçados; veja cenários de classificação

A fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes está chegando ao fim. A goleada do Manchester City por 6 a 0 sobre o Al-Ain encerrou a segunda rodada do torneio, já na madrugada desta segunda-feira, e as torcidas agora recorrem à calculadora para entender as chances de classificação às oitavas de final. Do que cada time precisa para avançar?

Dos quatro brasileiros, apenas o Flamengo está classificado. Com duas vitórias sobre Espérance e Chelsea, o Rubro-Negro garantiu o primeiro lugar no Grupo D com uma rodada de antecedência. Espera a definição no Grupo C, entre Bayern de Munique, Benfica e Boca Juniors para conhecer seu adversário.

Botafogo, Fluminense e Palmeiras lideram as suas chaves e estão perto do mata-mata. Ao mesmo tempo, gigantes como Porto, Atlético de Madrid e Boca Juniors, por ora, estão fora da zona de classificação e correm risco de eliminação.

Os dois primeiros de cada grupo passam de fase. O regulamento do campeonato prevê os seguintes critérios de desempate: confronto direto, melhor saldo de gols, mais gols pró, menos cartões vermelhos e amarelos e sorteio. Veja como estão os cenários nos grupos dos times brasileiros.

Grupo A

Última rodada na segunda-feira (23/06), às 22h (de Brasília):

  • Inter Miami x Palmeiras
  • Porto x Al Ahly

Classificação

  1. Palmeiras (4 pontos e saldo de 2 gols): vitória OU empate OU derrota e vitória do Al Ahly OU derrota por um gol e vitória do Porto por um gol;
  2. Inter Miami (4 pontos e saldo de 1): vitória OU empate OU derrota e vitória do Porto OU derrota e vitória do Al Ahly por menos de dois gols;
  3. Porto (1 ponto e saldo de -1): vitória por dois gols e derrota do Palmeiras;
  4. Al Ahly (1 ponto e saldo de -2): vitória por três gols e derrota do Inter Miami.
Flaco López na comemoração do segundo gol do Palmeiras contra o Al-Ahly — Foto: Libertadores/Divulgação

O Palmeiras avança em primeiro em caso de vitória ou empate com o Inter Miami. Se perder, teria de contar com um dos seguintes resultados paralelos para não ser eliminado: uma vitória do Al-Ahly sobre o Porto (os egípcios ficariam com quatro pontos, mas ficariam atrás do Verdão no confronto direto) ou uma vitória do Porto sobre o Al Ahly por um gol de diferença (desde que o Palmeiras perca por apenas um gol, assim, o Verdão ficaria com um gol de saldo contra zero do Porto).

Porto e Al Ahly não têm mais chances de passar em primeiro lugar. Os dois torcem por qualquer vitória em Inter Miami x Palmeiras e precisam vencer o seu jogo e tirar a diferença do saldo.

Grupo B

Última rodada na segunda-feira (23/06), às 16h (de Brasília):

  • Seattle Sounders x Paris Saint-Germain
  • Atlético de Madrid x Botafogo

Classificação:

  1. Botafogo (6 pontos e saldo de 2 gols): vitória OU empate OU derrota por 2 gols OU derrota por 3 gols e tropeço do PSG;
  2. Paris Saint-Germain (3 pontos e saldo de 3): vitória OU empate e tropeço do Atlético OU derrota por até 2 gols e vitória do Botafogo;
  3. Atlético de Madrid (3 pontos e saldo de -2): vitória e tropeço do PSG OU empate e derrota do PSG OU vitória por 3 ou mais gols e vitória do PSG
  4. Seattle Sounders (0 ponto e saldo de -3): vitória por 3 gols sobre o PSG e derrota do Atlético.
Igor Jesus – PSG x Botafogo – Copa do Mundo de Clubes — Foto: YURI CORTEZ / AFP

O Botafogo ficou em situação mais confortável após vencer o Paris Saint-Germain na segunda rodada. Um empate é suficiente para que o Alvinegro não apenas avance, como também garanta o primeiro lugar da chave. Mas a classificação é possível até em caso de derrota.

Os três primeiros critérios de desempate da Copa do Mundo são confronto direto, saldo de gols e gols pró – contemplando apenas os times empatados em questão. Caso o PSG vença o Seattle Sounders, o Botafogo poderá perder por até dois gols de diferença para o Atlético de Madrid.

Isso porque haveria um empate triplo entre PSG, Botafogo e Atlético de Madrid, todos com seis pontos. O atual saldo dos espanhóis neste cenário é de -4, e do Alvinegro é +1. Por isso, o Botafogo só perderá no critério de desempate caso seja derrotado por três ou mais gols (Botafogo ficaria com -2 e Atlético com -1).

Grupo D

Última rodada na terça-feira (24/06), às 22h (de Brasília):

  • Espérance x Chelsea
  • Los Angeles FC x Flamengo

Classificação:

  1. Flamengo (6 pontos e saldo de 4 gols): classificado em 1º lugar;
  2. Chelsea (3 pontos e saldo 0): avança em segundo se vencer ou empatar com o Espérance;
  3. Espérance (3 pontos e saldo -1): passa apenas com vitória sobre o Chelsea;
  4. Los Angeles FC (0 ponto e saldo -3): já eliminado.
Bruno Henrique, do Flamengo, comemora gol contra o Chelsea — Foto: Emilee Chinn – FIFA/FIFA via Getty Images

O Flamengo é o brasileiro de situação mais tranquila e não precisa fazer contas. Com duas vitórias no grupo D sobre Espérance e Chelsea, o Rubro-Negro tem seis pontos e está garantido nas oitavas de final com a primeira posição da chave.

Como ganhou dos ingleses e dos tunisianos – que se enfrentam na última rodada -, o Flamengo levará vantagem mesmo que perca para o LA FC. Neste cenário, caso Chelsea ou Espérance vençam, haverá duas equipes com seis pontos. O Rubro-Negro, entretanto, ficará em primeiro pelo critério do confronto direto.

O Flamengo é o brasileiro de situação mais tranquila e não precisa fazer contas. Com duas vitórias no grupo D sobre Espérance e Chelsea, o Rubro-Negro tem seis pontos e está garantido nas oitavas de final com a primeira posição da chave.

Como ganhou dos ingleses e dos tunisianos – que se enfrentam na última rodada -, o Flamengo levará vantagem mesmo que perca para o LA FC. Neste cenário, caso Chelsea ou Espérance vençam, haverá duas equipes com seis pontos. O Rubro-Negro, entretanto, ficará em primeiro pelo critério do confronto direto.

Grupo F

Última rodada na quarta-feira (25/06), às 16h (de Brasília):

  • Mamelodi Sundowns x Fluminense
  • Borussia Dortmund x Ulsan

Classificação:

  1. Fluminense (4 pontos e saldo 2): empate OU vitória sobre o Mamelodi;
  2. Borussia Dortmund (4 pontos e saldo 1): empate OU vitória sobre o Ulsan OU derrota e tropeço do Mamelodi;
  3. Mamelodi Sundowns (3 pontos e saldo 0): vitória sobre o Fluminense;
  4. Ulsan (0 ponto e saldo -3): já eliminado.
Keno comemora gol em Fluminense x Ulsan HD — Foto: Getty Images

O Fluminense pode se classificar no primeiro lugar do grupo em alguns cenários. Para não depender do saldo de gols do Borussia, o Tricolor precisa vencer o Mamelodi Sundowns e torcer por um tropeço – empate ou derrota – dos alemães.

Caso os dois jogos da rodada terminem empatados, o Fluminense também será o primeiro colocado do Grupo F, já que tem saldo melhor do que o Borussia. O Tricolor também se classifica em 1º com um empate caso o Ulsan vença o Borussia.

Se o Fluminense empatar com o Mamelodi e o Borussia vencer o Ulsan, o Tricolor estará classificado na segunda colocação. Se perder para os sul-africanos e o Ulsan superar o Borussia, o Tricolor se classifica em segundo caso tenha saldo melhor que o do Borussia – se tiver um saldo pior, estará eliminado.

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2025/06/23/copa-do-mundo-de-clubes-veja-o-que-cada-time-precisa-para-se-classificar.ghtml

Compartilhe:

Últimas notícias