Comunidade Católica Gerando Vidas

Celsinho da Vila Vintém se torna réu por tráfico de drogas

Justiça também decretou prisão preventiva; ele é considerado uma das principais lideranças do crime organizado do Rio e fundador da facção Amigo dos Amigos (ADA)

Rio – Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, virou réu por tráfico de drogas e associação para o tráfico e teve prisão preventiva decretada, nesta sexta-feira (6). Fundador e um dos chefes da facção criminosa Amigo dos Amigos, ele voltou a ser preso no mês passado por articular a expansão do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste.

A denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ) contra Celsinho foi aceita pelo juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 2ª Vara Criminal Regional de Jacarepaguá, segundo informações do g1. O miliciano André Costa Barros, o Boto, que também está preso, e um dos chefes do CV, Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso, que está foragido, também foram denunciados.

Na decisão, o juiz alegou que a ordem pública corre grave risco caso os acusados continuem soltos e tenham a oportunidade de cometer novos crimes, considerando a gravidade concreta dos atos praticados. 

“Acresça-se, ainda, que a própria forma de execução dos delitos graves, demonstram que, em liberdade os acusados poderão influir negativamente no ânimo das testemunhas, que devem comparecer em Juízo para depor sem temor, constatando-se assim a necessidade de sua custódia cautelar por conveniência da instrução criminal”, disse o juiz, que acrescentou: “Além disso, ao tomar conhecimento do processo os réus poderão se evadir, constatando-se a necessidade da custódia cautelar também para assegurar aplicação da lei penal”.

Considerado uma das principais lideranças do crime organizado do Rio, Celsinho foi preso em casa, em Realengo, na Zona Oeste, durante uma operação da Polícia Civil, em 8 de maio. De acordo com o secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, Celso firmou um pacto com Edgar Alves de Andrade. A aliança era uma tentativa de expandir o domínio territorial e o comércio de drogas na Zona Oeste.

Apontado como um dos traficantes mais perigosos dos anos 1990, Celsinho ficou preso por mais de 20 anos. Solto em outubro de 2022, o líder do ADA chegou a dizer que largaria o crime quando deixou a Penitenciária Lemos Brito, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste.

“Vou procurar alguma coisa para fazer, ficar tranquilo. Ficar tranquilo eu vou, não vou envolver com nada, eu não vou. Eu não me envolvo há muitos e muitos anos. Então, tentar viver uma nova vida. A sensação (da soltura) é a mais gostosa do mundo”, afirmou ele na época.

Fora da prisão, Celsinho diz que atualmente tem criação de porcos na Zona Oeste. A Polícia Civil, no entanto, acredita que essa atividade seja apenas uma fachada para manter sua influência no tráfico. “A gente sabe que é um trabalho difícil comprovar e reunir evidências contra alguém que saiu da cadeia com a imagem de reabilitado, como um simples criador de porcos. Mas, na realidade, tudo isso era uma fachada para continuar comandando uma das facções do Rio”, disse o secretário de Segurança Pública, Victor Santos.

Fonte: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2025/06/7070582-celsinho-da-vila-vintem-se-torna-reu-por-trafico-de-drogas.html

Compartilhe:

Últimas notícias