Moradores de Botafogo, na Zona Sul do Rio, acordaram assustados com o intenso tiroteio provocado por uma operação da Polícia Civil na comunidade Santa Marta O confronto começou pouco antes das 6h. Vídeos gravados mostram o barulho de tiros de fuzil e pistola, e até explosões.
Um passageiro do ônibus da linha 410, foi baleado enquanto seguia para o trabalho.
Dezenas de viaturas estão nas proximidades do acesso à favela, além de carros com vidros perfurados e enorme quantidade de cápsulas de diversos calibres se encontram espalhadas pelo chão.
A operação é da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e busca cumprir dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes do Comando Vermelho que atuam no morro Santa Marta. Três pessoas já foram presas.
A ação é resultado de uma investigação que durou 22 meses e permitiu identificar as funções de 44 criminosos. Segundo os investigadores, a chefia do tráfico é exercida por Ronaldo Pinto Lima e Silva, que está no presídio federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e segue dando ordens de dentro da prisão.
A ação é mais um desdobramento da “Operação Contenção”, nome da ofensiva do governo do estado para tentar conter o avanço do Comando Vermelho. Foi também na “Operação Contenção” que aconteceu a megaoperação, no ano passado, nos complexos do Alemão e Penha, que deixou mais de 120 mortos.

