No local, os policiais encontraram ‘seteiras’ em muros de concreto, usadas por bandidos durante trocas de tiros

A Polícia Militar realiza uma operação na comunidade da Serrinha, em Madureira, e no Morro da Primavera, em Cavalcanti, ambos na Zona Norte, na manhã desta terça-feira (1º). Dominadas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), as regiões sofrem com constantes confrontos devido à disputa de território com traficantes rivais do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho.
No local, os policiais encontraram “seteiras” em muros de concreto, usadas por bandidos durante trocas de tiros. Durante a ação, foi localizada também uma possível área de lazer de criminosos, construída em área pública na comunidade da Primavera. Além disso, agentes realizam a remoção de barricadas na região.
De acordo a Polícia Militar, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atuam na Serrinha, enquanto agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) seguem no Morro da Primavera. A operação, que conta com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM), têm como principal objetivo coibir a atuação de criminosos nas localidades.
Durante operação na Serrinha, policiais do #BOPE registraram imagens das seteiras em muros de concreto, utilizadas por criminosos para atacar as equipes e tentar impedir o avanço da operação. Em andamento.#COE #PMERJ #SempreAtuante pic.twitter.com/XRTbDi0sKm
— @pmerj (@PMERJ) July 1, 2025
Uma das lideranças das comunidades é o traficante William Yvens da Silva, homem de confiança de Wallace Brito Trindade, o Lacoste, que comanda o tráfico no Complexo da Serrinha. A quadrilha é investigada por usar drones para monitorar a movimentação de policiais na comunidade.
Impacto
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, na região da comunidade da Serrinha, quatro escolas foram impactadas. Na comunidade da Primavera, outras duas escolas suspenderam as aulas.
Até o momento, uma clínica da família que atende na Serrinha suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.
Terror e violência no Juramento
A região vem sofrendo diariamente, há cerca de uma semana, com uma guerra entre entre o Comando Vermelho (CV), que possui o controle atualmente no Juramento, e o Terceiro Comando Puro (TCP), que tenta retomar o domínio. Na segunda-feira (30), também houve uma operação na comunidade.
Tiroteios também foram registrados no Morro do Juramento na noite de domingo (29). No sábado (28), quatro bandidos morreram e um ficou ferido durante um confronto com policiais militares na Avenida Pastor Martin Luther King, em Vicente de Carvalho. Durante a ação, os agentes apreenderam cinco fuzis e uma pistola.
Na manhã da última sexta-feira (27), uma moradora do Juramento teve a casa atingida por um tiro. Nas redes sociais, a mulher publicou um vídeo mostrando o estrago. O projétil atravessou a parede do quarto, provocando um grande buraco.
Fonte: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2025/07/7084493-apos-guerra-entre-faccoes-pm-faz-operacao-na-serrinha-e-primavera.html