Funcionários das viações Real e Vila Isabel, ambas na Zona Norte do Rio, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira. Pelo menos 17 linhas que fazem trajetos entre bairros das zonas Sul, Norte, Sudoeste e Central da cidade estão afetadas.
Os grevistas alegam atraso no pagamento de salários e do vale-alimentação; demissões em massa sem quitação das verbas rescisórias; férias não pagas desde outubro; falta de depósito do FGTS e recolhimento do INSS; não repasse de pensões alimentícias e empréstimos consignados; cancelamento do plano odontológico sem aviso; e condições precárias de trabalho, com ônibus sem manutenção e infestação de baratas.
O Rio Ônibus e o Consórcio Intersul informaram que acompanham a situação e reforçam que o caso reflete a “grave crise enfrentada diariamente pelo setor e alertada frequentemente”. “O Consórcio espera que empresa e rodoviários cheguem a um acordoo mais breve possível, permitindo a normalização da operação e a retomada plena do atendimento à população carioca”, informou o sindicato em nota.
Veja as linhas sem circulação
Real Auto Ônibus
- 105 – Central x Gávea
- 108 – Terminal Gentileza x Ipanema
- 110 – Terminal Gentileza x Leblon
- 112 – Terminal Gentileza x Gávea
- 181 – Rodoviária x São Conrado
- 222 – Vila Isabel x Gamboa – Via Central BRS2
- 309 – Central x Alvorada
- 315 – Central x Recreio
- 460 – São Cristóvão x Leblon
- 463 – São Cristóvão x Copacabana/Siqueira Campos
- 538 – Rocinha x Leme
Transportes Vila Isabel
- 163 – Terminal Gentileza x Copacabana
- 222 – Vila Isabel x Gamboa
- 432 – Vila Isabel x Gávea
- 433 – Vila Isabel x Copacabana
- 439 – Vila Isabel x Leblon
- 548 – Integrada 3 – Metrô Botafogo x Terminal Alvorada
